domingo, 27 de fevereiro de 2011

ACASO

Eclesiastes 9.11-16
Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, seja amor ou ódio, ninguém sabe (Ec 9.1).
Você já parou para pensar como nem sempre as coisas vão bem para as pessoas boas. E como algumas pessoas que vivem fazendo o que é mal são bem sucedidas. Nosso texto fala um pouco sobre isso. Nem sempre os mais velozes, fortes e prudentes são os vitoriosos. A Bíblia afirma que o sol nasce sob justos e injustos. A chuva realmente não cai apenas na plantação dos crentes, e as tempestades não vêm apenas para o barco pirata. O livro de Eclesiastes repete várias vezes a expressão “debaixo do sol”. Quando essas palavras aparecem, o escritor se refere aos acontecimentos e à vida neste mundo. Uma forma de mostrar a diferença desta vida com a vida no céu. No céu, os filhos de Deus terão o fim de suas dores e limitações. Deus afirma em Apocalipse que ele enxugará dos olhos toda lágrima. Mas, enquanto vivemos aqui neste mundo, alegria e tristeza se alternam.
O versículo 12 de nosso texto diz que “Tudo depende do tempo e do acaso”. A palavra acaso aqui quer dizer que Deus ordena os acontecimentos de maneira inesperada para nós e até parecem desordenados conforme a nossa maneira de pensar. Ninguém sabe o que irá acontecer amanhã.
Isso não significa que tanto faz ser uma pessoa boa ou má. É claro que devemos ser prudentes, estudiosos, trabalhadores e buscar fazer o bem. Mas não podemos pensar que com isso só irão acontecer coisas boas em nossa vida. Da mesma forma, podemos ter uma alimentação saudável e ainda assim contrair uma doença grave. Podemos ser um ótimo trabalhador e ficar desempregado, ser um bom cristão e passar por aflições.
Mesmo não entendendo porque passamos por algumas dificuldades, devemos saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Não sabemos o propósito de algumas coisas, mas podemos confiar em Deus que é o autor da história de nossas vidas.
As dores são temporárias, a alegria será eterna.

Desculpe-me

Provérbios 26.23-28

Você prefere o mal ao bem, a falsidade, em lugar da verdade (Sl 52.3).

Depois que inventaram a desculpa, ninguém mais tem culpa ou pelo menos pensa que pode justificar-se dizendo simplesmente: “Me desculpe”. O assassino diz que matou por amor, o ladrão roubou por necessidade, a mulher se prostituiu para comprar comida para seu filho, casais se separaram porque o amor acabou, funcionários trabalharam relaxadamente porque são mau remunerados, vendedores cobraram caro porque afinal todo mundo faz assim.
Embora pedir desculpa e pedir perdão pareça a mesma coisa, é algo bem diferente. Pedir desculpa é uma alegação atenuante ou justificativa de culpa. É isentar-se da culpa, apontar outro culpado e outro motivo para seu erro, é quase dizer o mesmo que não foi minha culpa. Agora pedir perdão é declarar-se culpado. Admitir o erro. Confessar o pecado em atitude de arrependimento. Quem pede perdão demonstra que deseja mudar. Quem pede desculpa, não se responsabiliza por seus atos, não admite seu erro e logo vai errar novamente. Isso acontece também porque existe uma dificuldade de perdoar por parte das pessoas que ouvem alguém admitir o erro. As pessoas preferem ouvir uma desculpa à verdade. Se você chega atrasado a uma reunião e diz: “Me desculpe, o trânsito estava congestionado”. Todos vão sorrir e desculpar. Mas se você diz: “Me perdoem, eu não dei a importância necessária a esta reunião e saí atrasado de casa”. Com certeza todos vão te criticar. 
O amor deve ser sincero. No lugar de nos acostumarmos em disfarçar nossas intenções com desculpas, com sorrisos falsos, conversa lisonjeira devemos tratar nosso coração limpando o ódio, a inveja, a preguiça que tanto nos faz ser individualistas. Como servos de Deus, devemos nos aproximar das pessoas com responsabilidade e quando errarmos, precisamos pedir perdão buscando corrigir nossa falta. Ter uma vida de sinceridade com nosso próximo é um grande passo para quem quer ser correto diante de Deus.

É melhor ser ferido por dizer a verdade do que amado pela falsidade.

Sabe tudo

I Coríntios 13:8-13

Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos (Sl 119.66).

O conhecimento abre muitas portas e torna o homem habilitado para tomar decisões sábias. É muito bom ouvir alguém falar sobre um assunto que conhece profundamente. Sentimos segurança quando podemos nos aconselhar com pessoas inteligentes. As palavras dos sábios exalam conhecimento.
Mas existe um perigo que o homem sábio pode correr se não for prudente. Ele pode, aos poucos, se tornar arrogante, passando a alardear, sem modéstia, seu conhecimento. Ele pode também se tornar ranzinza e cada vez repartir menos com os outros o que sabe, como nos conta a fábula infantil da Tartaruga Sabe-Tudo. Sabe-Tudo era o apelido pelo qual todos os habitantes do bosque conheciam a tartaruga. Quem tivesse algum problema a resolver ou dúvida para esclarecer era só ir à casinha da Sabe-Tudo. A Sabe-Tudo era muito compreensiva com todos os seus vizinhos que tinham por ela grande sentimento de admiração. Os anos se passaram e os conhecimentos da tartaruga tornaram-se imensos, a tal ponto que ela começou a ficar exigente e crítica. Com mania de perfeição, tornou insuportável a vida dos outros. De uma amiga brilhante e admirada por todos, converteu-se em uma criatura amarga e insatisfeita que, além disso, recebia a hostilidade de quem a rodeava.
Precisamos lembrar que o amor nunca pode morrer em nossa vida. Nosso texto diz que o conhecimento passa, mas o amor nunca perece. Quanto mais conhecemos a Deus e sua Palavra, mais amadurecemos, deixando as coisas de menino como o sentimento de superioridade. Quanto mais conhecemos, mais percebemos o quão pouco sabemos, o quanto nossa visão é limitada diante do profundo conhecimento de Deus. 
A modéstia é uma virtude muito necessária, sobretudo para aqueles que se destacam por ter maior habilidade em adquirir conhecimento. Estes devem aproveitar, buscando crescer no conhecimento de Deus sempre compartilhando com amor o que receberam.

Sem a modéstia, o conhecimento é inútil.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O pai, o filho e a forca?

Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado, vários empregados, e um único filho, seu herdeiro.
O que ele mais gostava era fazer festas, estar com seus amigos e ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estariam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer; depois, o abandonaria.
Um dia, o velho pai, já avançado em idade, disse aos empregados para construírem um pequeno celeiro. Dentro dele, o próprio pai fez uma forca e, junto com ela, uma placa com os dizeres:
PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DO TEU PAI.
Mais tarde, chamou o filho, o levou até o celeiro e lhe disse:
Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu...
E eu sei qual será o seu futuro:
Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo o dinheiro com os teus amigos.

Venderá todos os bens para se sustentar e, enquando não tiver mais nada, teus amigos se afastarão de você.
Só então você se arrependerá amargamente de não ter me dado ouvidos.
Foi por isso que construí essa forca.
Ela é pra você!
Quero que prometa que, se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.
O jovem riu, achou um absurdo,mas, para não contrariar o pai, prometeu, pensando que isso jamais pudesse acontecer.
O tempo passou, o pai morreu, e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como seu pai havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e até a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se das palavras do seu pai e começou a dizer:
Ah, meu pai... Se eu tivesse ouvido seus conselhos... Mas agora é tarde demais.
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro. A passos lentos, dirigiu-se até lá e entrando, viu a forca e a placa empoeiradas, e então pensou:
Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas, pelo menos desta vez, farei a vontade dele. Vou cumprir minha promessa. Não me resta mais nada...
Então ele subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e pensou:
Ah, se eu tivesse uma nova chance...
Então, se jogou do alto dos degraus e, por um instante, sentiu a corda apertar sua garganta...
Era o fim.
Mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente e o rapaz caiu no chão.
Sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, rubis, safiras e brilhantes, muitos brilhantes...
A forca estava cheia de pedras preciosas e um bilhete também caiu no chão.
Nele estava escrito:
ESTA É A TUA NOVA CHANCE. EU TE AMO MUITO!!
Com amor, teu velho e saudoso pai.

Coisas lindas

Apocalispe 4.9-11

Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR. (Dt 6.4)

Em uma frase Helen Keller diz: “As melhores e as mais lindas coisas da vida não podem ser vistas nem tocadas... devem ser sentidas com o coração.” Este é um pensamento que tem sido deixado de lado em um mundo que se preocupa mais com as aparências e com o que se pode ver e tocar. Para a maioria das pessoas, a melhor coisa da vida é possuir muitos bens e poder ver, tocar e interagir com algo concreto, objeto de seu desejo. Esse sistema de vida tem levado à falência a simplicidade e o sentimento verdadeiro. A vida deve ser gerada no coração e não no que acontece externamente.
Pensando em coisas que não podem ser tocadas lembramos de Deus. Ele não tem corpo nem membros, Deus é espírito e é a maior fonte de alegria. Tudo de bom vem de Deus, a maior realização da vida é conhecê-lo. Em Deus, temos toda segurança e sustento para a vida.
Deus é apresentado em Apocalipse 4.11 como o Criador, digno de receber louvor. João tem uma visão do futuro, no qual ao redor de Deus estão seres angelicais. Vinte e quatro anciãos, seres viventes, também multidões de anjos e toda criação dão louvores a Deus. Eles glorificam a Deus em reconhecimento de sua grandeza.
Quando reconhecemos que Deus é o autor da vida e glorificamos o Seu santo nome, nosso coração se enche de alegria. Ame o SENHOR de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e verá como as mais lindas coisas da vida podem sim ser sentidas com o coração. Faça algumas trocas em sua agenda, gaste mais tempo lendo, orando e meditando, conversando com as pessoas, caminhando e sentido o que está ao seu redor. Dê menos importância ao que você vê com seus olhos, procure com o coração perceber o que realmente está acontecendo. E que a palavra de Deus e sua vontade estejam em seu coração.
Tenha mais sede de Deus, busque ao Senhor, bendiga o grande Deus enquanto ele te dá o fôlego, a vida.

No invisível podemos encontrar maior satisfação.

Proximidade

Êxodo 3.1-9

O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. (Sl 145.18)

Matthew Henry é um conhecido escritor de comentários da Bíblia. Certo dia, foi assaltado e, naquela noite, fez a seguinte anotação em seu diário: “Estou agradecido; primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, eles não me tiraram a vida; terceiro, porque fui roubado, não fui eu que roubei”. Interessante a forma que Matthew encontrou para falar a respeito de um problema que estava enfrentando. Ele não esqueceu que apesar de ter passado por um mau momento, tinha muitos motivos para agradecer.
Temos muito mais motivos para agradecer do que para reclamar. O maior motivo de gratidão que temos, com certeza, deve ser o amor de Deus por nós. Deus se aproxima de nós com amor, ele conhece nossas dores. É maravilhoso saber que o criador, o rei que preside os dilúvios, se preocupa conosco simples e miseráveis pecadores. Ele é quem nos dá força e nos abençoa com sua paz.
Precisamos lembrar que Deus está próximo de nós e nos tem abençoado. Podemos nos esquecer disso distraídos pelo vazio da decepção, pela dor de algum problema, pela angústia e tristezas que nos cercam.
Deus disse a Moisés: Tenho escutado o clamor do meu povo. Deus faz um caminho de descida até nós. Ele nos diz: Certamente vi tua aflição, ouvi o seu clamor, sei o quanto você está sofrendo (Êx 3.7).
Deus aparece a Moisés numa sarça que, mesmo pegando fogo, não se consumia. Quando Moisés se aproximou da sarça, Deus disse para ele tirar as sandálias porque aquele lugar era santo. Deus estava ali e Moises não poderia aproximar-se daquele lugar de qualquer maneira. Tirar as sandálias era um sinal de santidade e humildade. É muito importante saber que só podemos nos aproximar de Deus se nos humilharmos na sua presença e reconhecermos que precisamos do Senhor. Quando reconhecemos nossos pecados nos tornamos mais vivos para Deus.

Deus está perto e nos ouve quando clamamos com sinceridade.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Esperança

Romanos 8.18-25

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti (Sl 39.7).

Acho muito interessante uma história que li sobre duas crianças brincando na areia da praia. Elas estavam construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas. Já estavam trabalhando por várias horas quando veio uma onda e destruiu tudo. Mesmo assim elas continuaram a se divertir, sem nenhuma lamento, construindo outros castelos. No final do dia saíram e foram até seus pais, já era hora de voltar pra casa.
Aquelas crianças agiram assim, pois os castelos faziam parte da sua vida, mas o que sustentava a alegria e a esperança delas era saber que no final do dia iriam para casa de seus pais e ali teriam abrigo. Não se prendiam a castelos de areia, pois tinham uma casa para se refugiar.
Tudo em nossa vida, as coisas que gastam tanto de nosso tempo e de nossa energia para serem construídas, tudo é passageiro, tudo é feito de areia. Nelas não podemos depositar nossas esperanças. Mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir ou apagar o que levamos tanto tempo para construir. E quando isso acontecer, somente aquele que tiver sua esperança guardada no Senhor será capaz de rir e recomeçar.
Nosso texto base em Romanos diz que a natureza e o homem vivem neste mundo em meio a sofrimentos, de forma limitada. O homem aguarda com grande expectativa o dia que será liberto por Deus recebendo uma nova vida gloriosa nos céus.
A grande falta de esperança que existe no mundo acontece porque muitos estão depositando sua esperança no que estão vendo. Uma esperança que se limita apenas a este mundo, ao que se pode construir nesta vida – sua casa, carro, emprego, família etc. Como aquelas crianças, devemos continuar nos alegrando com aquilo que construímos a cada dia, sem colocar nestas coisas a razão da nossa vida. É preciso saber que nossos castelos podem ser derrubados, mas temos uma mansão na casa do Pai nos esperando para morar na eternidade.

Que tem esperança errada vive uma vida frustrada

Recomeçar

Sempre é tempo de recomeçar.
Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos. 
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade.
As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fortaleza

Romanos 8.31-37

Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo SENHOR? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. (Dt 23.29a)

Um jovem foi para a rodoviária depois de roubar uma casa. Estava sentado quando viu um carro de polícia passando. Com a consciência pesada, saiu correndo desesperado. Logo que avistou um muro, pensando em se esconder, pulou sem saber que ali era uma delegacia de polícia. Do outro lado havia um policial armado que o prendeu. Essa sucessão de trapalhadas nos faz lembrar como às vezes, tentando corrigir algumas coisas, podemos estragá-las mais ainda se não tomarmos a atitude correta, se não soubermos para onde correr na hora das dificuldades. Onde você se esconde quando os problemas e as preocupações o perseguem querendo te prender e destruir? O que você faz quando, pressionado pelo desânimo e desespero, não encontra uma alternativa segura para seguir?
Lembre-se nesta hora que Deus é a fortaleza da sua vida. Faça as seguintes perguntas que o apóstolo Paulo formulou: Se Deus é por mim, que será contra? Repare que a pergunta não é apenas quem será contra você, mas se Deus é por você, quem será contra. Isso muda tudo. Pode o mundo estar contra nós, se Deus é por nós tudo estará bem. Pergunte ainda: Aquele que não poupou seu Filho, não me dará juntamente com Ele todas as coisas? Veja, se Paulo tivesse perguntado: Não nos dará Deus todas as coisas? Seria mais difícil responder. Mas ele disse: aquele que deu seu filho não nos dará as demais coisas? Aquele que nos deu a Salvação não nos suprirá de outras necessidades menores? Pergunte também: Quem me acusará, me condenará se Deus é quem me justifica e Cristo que intercede por mim? Com estas perguntas você vai chegar à conclusão de Paulo: Nada poderá me separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Portanto precisamos saber que sempre temos em Deus abrigo e proteção, temos para onde correr e devemos sempre correr para a presença de Deus.

O grande amor de Deus é maior que nossas preocupações.

Esqueci...

Hebreus 12.4-10


Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho (2 Tm 2.8).


É muito comum esquecer alguma coisa quando saímos de casa. Pior é quando não conseguimos lembrar o que esquecemos. Você fica com aquela sensação de que esqueceu alguma coisa, e realmente esqueceu, vai caminhando em frente ou, às vezes, volta em casa para lembrar o que está faltando. Um dia, fui à padaria e me distrai conversando com o padeiro. Depois fui caminhando de volta para casa com esta sensação de esquecimento. Andei alguns minutos e me lembrei que tinha ido de carro à padaria e esquecido o carro estacionado lá. Esta é a maior lembrança que tenho de meu esquecimento.
Encontramos na Bíblia muitas coisas que não podemos esquecer ou deixar de lado como se não tivessem importância. Quero destacar algumas delas nos capítulos 12 e 13 do livro de Hebreus.
O autor ensina que devemos ser perseverantes, olhando para Cristo e suportando as adversidades. Sua ênfase é muito forte para não esquecermos algumas coisas. Ele diz: “Seja constante o amor fraternal”. Não apenas amor por quem me interesso, mas amor ao próximo, cuidado com as pessoas que nos relacionamos. O autor também afirma: “Não negligencie a hospitalidade”. A hospitalidade deve fazer parte do hábito cristão saudável. É preciso compartilhar as necessidades dos nossos irmãos. Outro fato é: “Lembrai-vos dos encarcerados”. No lugar de julgar, condenar, descriminar os presos, precisamos agir com empatia, lembrar deles como se aprisionados com eles, sentir um pouco de sua dor, compadecer.
É preciso também não esquecer mais algumas coisas: O casamento deve ser honrado por todos. O dinheiro não pode ser amado, devemos nos contentar com o que já temos. Os ensinamentos estranhos não devem nos persuadir. Devemos imitar a fé daqueles que nos ensinaram a verdade.
Lembre-se de Jesus, lembre-se de sua palavra que conforta e instrui nossas vidas, lembre-se do que é mais importante.
Exercite sua memória. Quem ama a Deus não esquece o que ele diz.

Tragédia

Lucas 16.19-31

Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho (Pv 23.19).

Enchentes, terremotos, tsunamis, muitos desastres naturais têm acometido a terra. Quem vive alguma destas tragédias, passa por muito sofrimento e tem poucas palavras para seu consolo. Nestas histórias, encontramos aqueles que são avisados do eminente perigo, mas se recusam a tomar a decisão de sair de suas casas. Muitas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas não insistissem em ficar nas áreas de risco, se elas escutassem os alertas de perigo. Eles dizem “não temos para onde ir”. Será que não? Será que correr o risco de morrer é melhor do que buscar auxílio em outro lugar?
A parábola do rico e Lázaro nos mostra duas pessoas que viveram de forma diferente. O rico teve muito luxo, mas não buscou a Deus nem se importou com a sua vida espiritual. Já Lázaro viveu uma vida miserável materialmente falando. Não tinha nada, mas tinha fé. O texto conta que os dois morreram. Lázaro foi levado para o céu e o rico foi para o inferno. Um pedido do rico era que Lázaro voltasse para pregar aos seus irmãos, para que eles também não tivessem o mesmo fim. A resposta foi a seguinte: “Eles têm Moisés e os profetas; que os ouçam”.
Quando a morte chega para as pessoas como o rico desta parábola é pior do que as tragédias naturais que deixam muitos mortos e desabrigados. São como pessoas que vivem nas áreas de risco, não se importando que um dia sua casa vai cair. Vivem em sua zona de conforto, se divertem, trabalham, se alimentam, mas estão distante de Deus. Já ouviram falar a respeito de Jesus, da salvação, mas não querem deixar a vida que tem e seguir a Cristo. Não ouvem os sinais de perigo com seriedade.
Devemos ouvir a mensagem de Deus para nós enquanto nos resta algum tempo. Para não sermos como o rico desta parábola, precisamos lembrar que mesmo que estejamos passando pelas maiores tragédias, podemos ser como Lázaro que não tinha nada, mas quando morreu foi levado para o conforto eterno.

Não existe nada neste mundo de maior valor do que a nossa fé.

Amar a Si

Marcos 12.28-34

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef 4.15).

O grande mandamento diz que devemos amar a Deus e ao nosso próximo. De todos os mandamentos este é o maior. “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas como vou amar a Deus se não consigo amar nem as pessoas com quem convivo? E como amar as pessoas se não amo nem a mim mesmo?
Quando uma pessoa ama a si mesmo pode tratar o próximo com o mesmo cuidado. E quem ama ao seu próximo pode melhor amar a Deus.
Muitos não amam ao seu próximo e estão distantes de Deus, pois não amam a si mesmos. Quem não ama a si mesmo, vai refletir essa falta de amor em todos os seus relacionamentos.
Amar a si mesmo pode ser mais difícil do que imaginamos. Temos que conviver conosco todos os dias, o tempo todo. Conviver com nosso mau humor, nossas dores, desejos, indisposições. Muitas coisas que fazemos mostram que não amamos a nós mesmo como deveríamos. Para amar a si mesmo é preciso tomar atitudes que demonstram este amor.
Quem ama a si mesmo deve negar a si mesmo, não atendendo aos seus maus desejos e cedendo ao pecado. Quanto menos princípios têm uma pessoa, menos ela ama a si mesmo. A entrega aos muitos desejos é um grande mal revestido de fantasias.
Quem ama a si mesmo sabe reconhecer suas verdadeiras necessidades. Consegue pensar em si mesmo sem ser egoísta. Sabe que precisa descansar, comer, se arrumar, se tratar com responsabilidade
Quem ama a si mesmo não vive se culpando e se condenando, sabe perdoar a si mesmo. Quando erra tem uma autocrítica sincera. Examina a si mesmo, reconhece seus erros e acertos, pede perdão a Deus por seus pecados.
Quem ama a si mesmo alimenta sua alma com a Palavra de Deus, meditando seus ensinamentos no coração.
Quem ama si mesmo vai amar seu próximo com respeito e a Deus com toda a sua força.

Quem ama a si mesmo corretamente, aprendeu a amar.

Frases e reflexões de amizade e amigos.

“Se um amigo deixa de o ser é porque nunca o foi verdadeiramente.” Provérbio
“Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar.” Alejandro Manzoni
“O que mais impede de ter um bom amigo é o empenho em ter muitos. A amizade quer ser antiga.” Plutarco
“Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados.” Demetrio de Falera
“As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.” Provérbio chinês
“Existe alguma coisa melhor do que ter alguém com quem te atrevas a falar como contigo mesmo?” Cícero
“O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos.” Voltaire
“Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças.” James Fredericks
“Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta.” E. Cunningham
“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.”Platão
“Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor.” Plutarco
“Éramos dois, mas tínhamos apenas um coração.” Villon
“Se me obrigassem a dizer porque o amava, sinto que a minha única resposta seria: Porque era ele, porque era eu.” Michel de Montaigne
“Mais vale um bom amigo do que um tesouro que deixarias encher-se de bolor em qualquer buraco.”Menandro
“Um amigo fiel é um abrigo seguro; quem o achou descobriu um tesouro.” Livro de Eclesiastes
“Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.” Voltaire
“Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e igualmente de todos, aquele que menos nos preocupamos em adquirir.” Rochefoucauld
“Viver sem amigos é morrer sem testemunhas.” George Herbert
“Ter muitos amigos é não ter nenhum.”Aristóteles
“A única maneira de fazer amigos é sê-lo nós próprios.” Emerson
“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.” Bacon
“A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome.” Provérbio africano
“Na prosperidade nossos amigos nos conhecem; na adversidade nós conhecemos nossos amigos.” Collins
“As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes.” Joseph F. Newton
“O melhor espelho é um velho amigo.” George Herbert
“A verdadeira amizade é como a fosforescência: nota-se melhor quando tudo ficou às escuras.”Tagore
“Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?”Abraham Lincoln
“Censura teus amigos na intimidade e elogia-os em público.” Ditado Latino
“Um inimigo é capaz de arruinar parcialmente uma pessoa. as vezes é preciso um amigo desastrado para completar o serviço.” Mark Twain
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!” Fernando Pessoa
“Se plantar uma semente de amizade, recolherá um ramo de felicidade.” Lois L. Kaufman
“Nunca é largo o caminho que conduz à casa de um amigo.” Juvenal
“A confidência corrompe a amizade, muito contacto a consome, o respeito a conserva.”Marco Tulio Cicerón
“O amigo tem que ser como o dinheiro, que antes de necessitá-lo, sabe-se o valor que têm.”Sócrates
“As amizades reatadas requerem maiores cuidados que aquelas que nunca foram rompidas.”Le Rochefoucaul
“Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti.” Thomas Fuller

Nossa vida muda quando decidimos mudar

Um dia, eu perdoei meu inimigo
e fui forte…
no outro eu pedi perdão
e fui grande.
Um dia, mostrei minhas razões
e fui eloqüente…
no outro, ouvi meu próximo
e fui humano.
Um dia, lutei pela minha causa
e fui bravo..
no outro, lutei pela causa alheia
e fui gente.
Um dia, batalhei pelo que queria
e fui perseverante…
no outro, dividi o pão
e fui rico!
Um dia, recebi aplausos
e fui admirado…
no outro, fiz o bem em silêncio
e os anjos me aplaudiram.
Um dia, usei a inteligência
e fui respeitado…
no outro, usei o coração
e fui amado!
Quando me dei conta minha vida mudou quando mudei minhas atitudes diante da vida e dos fatos.

Nunca deixe de sonhar

Todo ser humano possui sonhos. Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos...
Sonhos nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto. Sem percebermos, um sonho nasce dentro do nosso coração. Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando.
Vivemos, na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos. Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor. Tentam matá-los com palavras de pessimismo. Acham que, se não podem realizar seus sonhos, as outras pessoas também não merecem realizar os seus...
Puro egoísmo. Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los, que eles estão muito distante de nós. Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém. Se não acreditarmos neles, os perderemos.
Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem e assim não conseguiremos mais realizá-los, a realização vem pela luta, esforço e persistência. Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar e a persistir nos mesmos é muito importante.
É um passo para a realização deles. Mesmo que tudo leve a pensar que parece impossível, não desista do seu sonho. Busque forças dentro de você. Peça ajuda a Deus. Nenhuma oração volta sem resposta. Acredite que tudo pode acontecer quando desejamos do fundo do coração.
Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los. Você é capaz! Sonhe sempre. Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bíblia: Fato ocorrido em 1892

Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado?

- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.

- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba. O cartão dizia:

"Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".

De joelhos

Genesis 25.19-21

Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará (Is 45.23).

A lição do pássaro é o título de um texto que diz o seguinte: “Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso? O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar”.
Interessante que na Bíblia, quando alguém se coloca de joelhos para oração, está se prostrando perante o Senhor. Ajoelhar é sinônimo de oração. Dobrar os joelhos é uma demonstração externa daquilo que deve acontecer em nosso coração. Representa como a oração deve ser piedosa. Uma oração feita com fé e humildade. Mesmo quando não ajoelhamos podemos orar com a mesma piedade, pois mais importante que os joelhos dobrados é que o nosso coração se humilhe diante de Deus. Alguém pode criar o hábito de orar ajoelhado, o que não significa que sua oração é melhor por isso. Ele pode até dobrar os joelhos e não dobrar o coração.
Quando nos curvamos diante de Deus e buscamos a sua vontade, ele ouve e atende à nossa oração. Nossa confiança é fortalecida em meio às dificuldades. Quando os ventos contrários começam a soprar e as angústias e dúvidas sacodem nossa vida, é preciso orar. Rebeca não podia ter filhos, seu esposo Isaque orou a Deus e o Senhor respondeu a sua oração. Ela engravidou de gêmeos.
Dobrar os joelhos não é muito fácil. O homem quer ser autossuficiente. Por isso se esquece da oração. Mas, na verdade, todos nós somos dependentes de Deus e precisamos orar sempre. Como o pássaro encontra firmeza dobrando os joelhos para descansar, mesmo pendurado em um pequeno fio, nós também podemos alcançar a paz quando nos dobramos em oração, pedindo a Deus pela nossa vida.

A oração é a maior evidência da nossa fé em Deus.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pessoas morrem ao difamar Deus: Coincidência?

Eis alguns homens e Mulheres (pessoas): 

JOHN LENNON: 

Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana , disse: \"O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)\". Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã. 

TANCREDO NEVES: 

Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse. 

BRIZOLA: 

No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar. 

CAZUZA: 

Em um show no Canecão ( Rio de Janeiro ), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: Deus, essa vai para você! Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem. 

O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC: 

Na ocasião em que foi construí do, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: \"O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?\" O homem, com um tom irônico, disse: \"Nem Deus poderá afundar meu navio\". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo. 




MARILYN MONROE: 

Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: \"Não preciso do seu Jesus\". Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento. 

BON SCOTE: 

Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: \"Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell\". (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scot foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito. 

CAMPINAS/SP EM 2005 

Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa ir para balada, parou em frente da casa do jovem chamou, e junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mãoo da filha que já estava dentro do carro e disse: \"FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA\", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: \"SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO\". Algumas horas depois veio a noticia aos familiares dos jovens, sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecí vel, mas o porta malas ficou intacto. A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossí vel o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja. 

Muitos outros homens importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de JESUS CRISTO. Não esqueça disso: Muitos morreram, mas somente um ressuscitou e está vivo até hoje (dias vindouros): Seu Nome é Jesus! Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? De nada aproveitará.