Provérbios 9.10-18
Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido (Mt 10. 26).
Você tem algum segredo? Algo que ninguém sabe e se fosse revelado seria motivo de grande vergonha e humilhação? Realmente, todos nós temos aspetos pessoais da vida que não são revelados para todo mundo. Algumas coisas somente as pessoas mais próximas de nós conhecem e até mesmo outras coisas somente nós e Deus sabemos. O simples fato de guardar algum segredo não é pecado. O que não podemos é aproveitar esta possibilidade de fazer as coisas “escondidas” e achar que estamos livres para praticar o que não é correto, já quem ninguém está vendo.
Temos que tomar cuidado com esta aparente liberdade, pois é nesta hora que realmente provamos quem nós somos. Ser bonzinho, fiel, honesto, santinho enquanto todos estão nos vendo é até fácil. Agora é preciso também manter esta fidelidade, quando no trabalho o chefe não está por perto, quando em viagens a tentação ataca, quando na escola a cola chega até nós.
Qualquer coisa proibida, escondida parece ser mais saborosa. O homem com sua natureza pecaminosa tem a tendência a transgredir a lei. O fato de algo ser roubado desperta o interesse e a ilusão de estar em vantagem e que não haverá maiores problemas. Mas quanto mais permanecemos escondidos em nossos segredos, mais aproximamos do mau caminho e da queda de ser desmascarado.
É tolo quem pensa assim, pois Deus, a quem mais devemos respeitar, sempre está nos vendo. Não há lugar que Deus não esteja, não há pensamento que ele não conheça.
É preciso abandonar a falsidade e falar a verdade com as pessoas que convivemos. Elas merecem nosso respeito e devem ter motivo para confiar em nós, não sendo enganadas.
Não confie na mentira, não ponha sua confiança na falsidade, nem se entregue à desonestidade. Sábio é quem teme a Deus e vive no caminho da verdade, lembrando que no dia do juízo, tudo será trazido a luz, toda hipocrisia será desmascarada.
Tenha como esconderijo um coração sincero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário