segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Obedecer

Esdras 1.1-4

Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, o nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao Senhor, o nosso Deus (Jr 42.6).

Em 538 a.C., Ciro conquistou a Babilônia, e um dos seus primeiros atos foi permitir que todos os povos cativos, que ali encontrou, regressassem aos seus países de origem. Assim se cumpriu a profecia que Jeremias havia falado por intermédio de Deus. Por mais de 70 anos aquele povo ficou cativo. A causa do cativeiro foi a desobediência a Deus.
A desobediência é algo muito comum. Sempre temos uma desculpa para explicar nossas falhas, quando, na verdade, a desobediência é uma reação contrária a vontade de Deus, é um pecado grave, que é comparado na Bíblia com a idolatria e a feitiçaria (I Sm 23.23). Isso pode causar sérios prejuízos à nossa vida. Um princípio da obediência que devemos saber, é que a verdade deve ter sempre autoridade sobre nossa vontade.
O texto de Jeremias 42.6, diz que devemos obedecer ao Senhor, quer seja favorável ou não. Devemos obedecer, mesmo se não gostamos do que Ele nos manda fazer. Aquilo que Deus quer que façamos, mesmo que não pareça, é sempre bom. Um filho nem sempre se agrada daquilo que seus pais querem que ele faça, mas o pai quer o bem de seu filho e o guia pelo caminho que é melhor para ele. Se obedecermos a Deus, tudo vai ficar bem.
Geralmente o que é nosso dever, também exige nosso desgaste. Quem quer comer um alimento gostoso, na maioria das vezes, tem que prepará-lo. Quem quer passar de ano, precisa estudar. Quem trabalha, precisa seguir várias regras e produzir conforme a sua profissão exige. Isso não quer dizer que o que Deus pede é sempre difícil de obedecer. Quanto mais amadurecemos, mais nós percebemos que o que Deus nos pede é bom. Mais agradável se torna andar nos caminhos do Senhor. Sua vontade se torna a nossa vontade. Portanto para ter uma vida agradável, é preciso viver uma vida que agrada a Deus.

Quando obedecemos a Deus tudo corre bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário