domingo, 29 de abril de 2012

Inveja, um mal pernicioso.

1. O mal da inveja.
a. Onde impera o amor não existe a inveja (1 Co 13.4). A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
b. A inveja está em contradição com o evangelho (Tg 3.14). Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.
c. Inveja impede o crescimento na vida e na fé (1Pe 2.1-2). Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.
d. Inveja é sinal de uma mentalidade carnal (1 Co 1.13). Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?
e. Inveja é demoníaca e origina resultados podres (Tg 3.14-16). Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.
2. A bíblia menciona vários tipos de inveja:
a. Inveja familiar, como no caso de Miriã e Arão (Nm 12). Deus disse: —Agora escutem o que vou dizer. Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos. Com o meu servo Moisés é diferente, pois eu o coloquei como responsável por todo o meu povo. Pois eu falo com ele face a face, claramente, e não por meio de comparações; ele até já viu a minha forma! Como é que vocês se atrevem a falar contra o meu servo Moisés?
b. Inveja espiritual quando Deus abençoa outros (At 17.5). Mas os judeus ficaram com inveja. Eles foram buscar alguns homens maus entre os malandros das ruas e formaram um grupo de desordeiros. Estes fizeram muita confusão na cidade e atacaram a casa de Jasão, procurando Paulo e Silas a fim de os levar para o meio do povo.
c. Inveja quando outros são bem sucedidos (Ec 4.4). Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isso é vaidade e aflição de espírito.
3. Exemplos de inveja e suas consequências:
a. Caim (Gn 4.5). Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
b. Os filisteus (Gn 37.11). Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.
c. Os irmãos de José (Gn 37.11). Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.
d. Saul (1 Sam 18.8). E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: —Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei!
e. Os principais sacerdotes (Mc 15.10). Ele sabia muito bem que os chefes dos sacerdotes tinham inveja de Jesus e que era por isso que o haviam entregado a ele.

A nossa língua

1. Deve transmitir sabedoria (Pv 15.2). As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens.
2. Deve ser semelhante a prata pura (Pv. 10.20). As palavras dos bons são como a prata pura; as ideias dos maus não têm valor.
3. Deve ser semelhante a uma arvore de vida (Pv. 15.4). As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente.
4. Deve transmitir ensinamentos uteis (Pv 31.26). Fala com sabedoria e delicadeza.
5. Deve confessar o Senhor (Fp 2.11). E declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.
6. Deve falar da palavra de Deus (Sl 119.172). A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
7. Deve ser sabia (Is 50.4). O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer.

A soberba precede a queda

A soberba é o pecado mais antigo no mundo. Ela seduziu Satanás para se rebelar-se contra Deus, e a consequência foi sua queda (Is 14.12ss). (Brilhante estrela da manhã, você caiu lá do céu! Você, que dominava as nações, foi derrubado no chão!)
Através dela, a serpente (Satanás) enganou Eva (Gn 3.4). (Mas a cobra afirmou: —Vocês não morrerão coisa nenhuma!).
Cada coração humano é suscetível a este pecado abominável (Pv 16.5). (O SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.)
Deus resiste aos soberbos (1 Pe 5.5; Dn 4,25ss; Mc 14.29; At 12.2122; Jr 49.16). Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
1. Os soberbos engalanam-se a si mesmos (1 Co 10.12). Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.
a. O pecado de Edom e o seu destino (Ob 1ss.). O SENHOR diz a Edom: “Eu vou fazer de você uma nação fraca, e ninguém o respeitará”. O seu orgulho o enganou. Você vive nas cavernas das rochas, lá no alto das montanhas, e por isso pensa assim: ‘Ninguém é capaz de me derrubar daqui. ’
b. O exemplo dos fariseus (Mt 23). Ele disse: - Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.
c. Os judeus tinham orgulho de sua descendência (Mt 3.9). “Abraão é nosso antepassado”.
d. O homem rico orgulhou-se de suas provisões (Lc 12.19-20). Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.’ “Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?”
2. Os soberbos são desumanos (Ob 10-14). O SENHOR diz ao povo de Edom: “Vocês maltrataram e mataram os seus irmãos, os descendentes de Jacó”. Por isso, vocês serão destruídos, e a desgraça os acompanhará para sempre.
3. Eles zombam do santuário (Ob 16; Mt 27.39ss.; Dn 5.1-4). O meu povo já foi duramente castigado no meu monte santo. Todas “as nações vizinhas sofrerão um castigo ainda mais duro; serão castigadas e desaparecerão.”
4. Soberba significa autoextermínio (Ob 4). Ainda que você voe tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, eu o derrubarei dali.
a. Orgulho e descendência levaram faraó à perdição (Ex 14). Eu farei com que o rei continue teimoso e persiga vocês. Então eu derrotarei o rei e o seu exército, mostrando assim o meu poder. E os egípcios ficarão sabendo que eu sou Deus, o SENHOR. E os israelitas obedeceram.
b. O entendimento do soberbo é loucura (Dn 2.1-5). Mas o rei respondeu: —Eu já resolvi que vocês têm de me contar o sonho e também explicar o que ele quer dizer. Se não puderem fazer isso, vocês serão todos cortados em pedaços, e as suas casas serão completamente arrasadas.
c. Os olhos do soberbo são cegos para suas próprias faltas (Ap 3.18). Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver.

A soberba precede a ruína

A verdade destas palavras nós vemos claramente:

1. No rei Nabucodonosor (Dn 5. 20-21). Mas ele ficou tão vaidoso, tão teimoso e tão cheio de si, que foi derrubado do poder e perdeu toda a sua glória.
2. No rei Belsazar (Dn 5.22-30). “MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM”. —E agora a explicação. MENE quer dizer que Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo. TEQUEL quer dizer que o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco. PERES quer dizer que o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas. Naquela mesma noite, Belsazar, o rei da Babilônia, foi morto,
3. No rei Amazias (2 Rs 14.10-20). De fato, você, Amazias, venceu os Edomitas e por isso está todo orgulhoso. Alegre-se com a sua fama e fique em casa. Para que arranjar um problema que trará somente a desgraça para você e para o seu povo? Houve uma conspiração em Jerusalém para matar Amazias, e por isso ele fugiu para a cidade de Laquis; mas os seus inimigos o seguiram até lá e o mataram.
4. No rei Uzias (2 Cr 26. 16-21). Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça. O rei Uzias sofreu dessa doença até morrer. E, por ter ficado impuro, ele morava numa casa separada e ficou proibido de entrar no Templo. O seu filho Jotão era quem mandava no palácio e governava o país.
5. No rei Amon (2 Cr 33. 21-24). Mas ele não se arrependeu, como o seu pai. Pelo contrário, Amom continuou pecando cada vez mais. Os oficiais de Amom fizeram uma revolta contra ele e o mataram no palácio.
6. No príncipe de Tiro (Ez 28.2-10). A sua sabedoria e a sua inteligência o enriqueceram com tesouros de ouro e prata. Você fez bons negócios e continuou aumentando os lucros. E como você tem orgulho da sua riqueza!” Você morrerá como um cachorro, nas mãos de estrangeiros pagãos. Eu, o SENHOR Deus, dei esta ordem.”
7. No rei Herodes (At 12.22-23). E o povo gritava: —É um deus e não um homem que está falando! No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. E ele morreu, comido por vermes.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Só observando!

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. 
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.
O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!
Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
 Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... E cuidando!'.
Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.' E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

Vivendo e aprendendo...

Este dia está se aproximando...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

7 Deficiências de Caráter:

Um retrato de Jesus Cristo - Isaías 50: 4-9


O profeta, acerca de setecentos anos antes do nascimento de Cristo, viu no Espírito e descreveu:
1) A sabedoria de Cristo (v.4): o Senhor já tinha a língua de eruditos aos doze anos (Lc 2:46-47);Jo 8:28,38). Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.
2) Sua obediência (v.5): O SENHOR Deus me deu entendimento, e eu não me revoltei, nem fugi dele. Ele deixou sempre seus ouvidos serem abertos, para fazer a vontade daquele que o enviou (Sl 40:6-8). Nós reconhecemos muitas vezes a vontade de Deus, entretanto não as fazemos.
3) Seu sofrimento (v.6): voluntariamente deixou-se bater e açoitar, não ofereceu nenhuma resistência. Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto.
4) Sua confiança (v.7): ninguém necessitou tanto de ajuda como o Senhor, mas ninguém estava tão certo dela como Ele (Lc 22:42-43). Dizendo: —Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. Então um anjo do céu apareceu e o animava.
5) Seu testemunho (v.8): “Perto está o que me justifica”. À proximidade de Deus ameniza os sofrimentos.
Pois o meu defensor está perto. Alguém tem uma causa contra mim? Então vamos juntos ao tribunal. Alguém quer me processar? Que venha e apresente a sua acusação!
6) Um convite: “Apresentemo-nos juntamente” (v.8): aproximar-se do local onde Ele foi condenado. Vamos aproximar-nos com toda reverência daquele lugar e ver como o justo sofreu por nós, injustos.

O que os filhos de Deus devem ter - Is 50:4-9
1) Uma vida que honre o evangelho (Fp1:10,27). A fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo.
2) Coração puro para ter poder na oração (1Pe 3:7). Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.
3) Um ouvido aberto para Deus ( Is 50: 4). O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer.
4) Uma língua que não peca (Tg 3:5). É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
5) Prontidão para servir o Mestre (Is 6:8). Em seguida, ouvi o Senhor dizer: —Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: —Aqui estou eu. Envia-me a mim!
6) Os olhos aberto para ver as oportunidades (At 8:29-31). Então o Espírito Santo disse a Filipe: —Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a. Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: —O senhor entende o que está lendo? —Como posso entender se ninguém me explica? —respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem.
7) A sabedoria de ganhar almas (Pv 11:30). Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio.