quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um retrato de Jesus Cristo - Isaías 50: 4-9


O profeta, acerca de setecentos anos antes do nascimento de Cristo, viu no Espírito e descreveu:
1) A sabedoria de Cristo (v.4): o Senhor já tinha a língua de eruditos aos doze anos (Lc 2:46-47);Jo 8:28,38). Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.
2) Sua obediência (v.5): O SENHOR Deus me deu entendimento, e eu não me revoltei, nem fugi dele. Ele deixou sempre seus ouvidos serem abertos, para fazer a vontade daquele que o enviou (Sl 40:6-8). Nós reconhecemos muitas vezes a vontade de Deus, entretanto não as fazemos.
3) Seu sofrimento (v.6): voluntariamente deixou-se bater e açoitar, não ofereceu nenhuma resistência. Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto.
4) Sua confiança (v.7): ninguém necessitou tanto de ajuda como o Senhor, mas ninguém estava tão certo dela como Ele (Lc 22:42-43). Dizendo: —Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. Então um anjo do céu apareceu e o animava.
5) Seu testemunho (v.8): “Perto está o que me justifica”. À proximidade de Deus ameniza os sofrimentos.
Pois o meu defensor está perto. Alguém tem uma causa contra mim? Então vamos juntos ao tribunal. Alguém quer me processar? Que venha e apresente a sua acusação!
6) Um convite: “Apresentemo-nos juntamente” (v.8): aproximar-se do local onde Ele foi condenado. Vamos aproximar-nos com toda reverência daquele lugar e ver como o justo sofreu por nós, injustos.

O que os filhos de Deus devem ter - Is 50:4-9
1) Uma vida que honre o evangelho (Fp1:10,27). A fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo.
2) Coração puro para ter poder na oração (1Pe 3:7). Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.
3) Um ouvido aberto para Deus ( Is 50: 4). O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer.
4) Uma língua que não peca (Tg 3:5). É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
5) Prontidão para servir o Mestre (Is 6:8). Em seguida, ouvi o Senhor dizer: —Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: —Aqui estou eu. Envia-me a mim!
6) Os olhos aberto para ver as oportunidades (At 8:29-31). Então o Espírito Santo disse a Filipe: —Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a. Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: —O senhor entende o que está lendo? —Como posso entender se ninguém me explica? —respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem.
7) A sabedoria de ganhar almas (Pv 11:30). Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário